Projeto Guri e a TV Digital

A digitalização da televisão representa um conjunto de transformações socio-técnicas que potencializa sua apropriação como tecnologia educativa. O denominador digital altera significativamente as características desta mídia ao somar a abrangência de uma mídia com altos índices de penetração na população brasileira, com a potencialidade das tecnologias digitais conectadas em rede. Assim transformada numa mídia interativa, a TV Digital amplia suas possibilidades de apropriação em processos de aprendizagem e inclusão social. Por sua vez, tais benefícios requerem investigações interdisciplinares e observação sobre premissas fundamentais, como a produção de conteúdos.

 
Oct
17

Possíveis trabalhos de conclusão

Autor: Projeto Guri

Fonte: Projeto Guri

Algumas sugestões de trabalhos de conclusão de curso que poderão ser desenvolvidos baseados no projeto de pesquisa Guri.

Sep
23

Prof. Luiz Fernando Soares da PUC-RJ: “Falta criatividade nos aplicativos do GINGA”

Autor: Ana Paula Lobo e Luiz Queiroz

Fonte: Convergência Digital

Luiz Fernando Soares foi bastasnte crítico com relação às soluções apresentadas, hoje, para a TV digital interativa. Segundo ele, elas são "fraquinhas e não utilizam 5% da capacidade já disponível do Ginga".

Sep
15

Em sua nova geração, a internet são várias redes. Não uma só.

Autor: Pedro Doria

Fonte: Blog do autor

Já estamos vivendo uma nova era na história da internet. É sua quarta geração. É difícil precisar quando começou, tem um quê mais de um ano, mas já se trata de uma rede fundamentalmente diferente daquela que existiu. Sua principal característica é a fragmentação.

Sep
15

A internet muda a TV. Para melhor?

Autor: Cristina De Luca

Fonte: Blog circuitodeluca

Vivemos a era da convergência. Anos atrás achávamos que o computador ia ser o equipamento central das residências. Hoje, por uma série de movimentos de mercado, o televisor é o equipamento central das residências. E a maioria já tem entrada de internet e permite comunicação com qualquer tipo de dispositivo. Interagimos com ele através do controle remoto. Mas em alguns meses poderemos estar interagindo via o celular.

Sep
13

Samsung e Nokia apresentam suas implementações de Ginga

Autor: Valdecir Becker

Fonte: Blog iTV

As empresas Samsung, Nokia e HXD deram hoje um passo importante na concretização do mercado da interatividade. Até um mês atrás havia apenas uma implementação de Ginga no Mercado. Depois do lançamento da EITV, semana passada, foi a vez das empresas Samsung e Nokia apresentarem suas plataformas de interatividade, rodando aplicações desenvolvidas pela HXD.

Projeto Guri 2009 - 2010
Universidade de Passo Fundo - © Copyright todos os direitos reservados.
Design by. Isabella Czamanski Rota - Programação by. Henrique Becker