Projeto Guri e a TV Digital

A digitalização da televisão representa um conjunto de transformações socio-técnicas que potencializa sua apropriação como tecnologia educativa. O denominador digital altera significativamente as características desta mídia ao somar a abrangência de uma mídia com altos índices de penetração na população brasileira, com a potencialidade das tecnologias digitais conectadas em rede. Assim transformada numa mídia interativa, a TV Digital amplia suas possibilidades de apropriação em processos de aprendizagem e inclusão social. Por sua vez, tais benefícios requerem investigações interdisciplinares e observação sobre premissas fundamentais, como a produção de conteúdos.

 
Nov
11

Estudantes apostam na criação de games para a TV digital brasileira

Autor: Gustavo Petró

Fonte: G1

Projetos foram apresentados em simpósio de games em Florianópolis. Títulos são gratuitos e utilizam gráficos simples.

Nov
03

Interatividade deve ser obrigatória em receptores nacionais

Autor: Fernando Lauterjung

Fonte: TELA VIVA NEWS

O ambiente interativo pode ser obrigatório nos receptores de TV digital, sejam eles set-top boxes ou televisores com recepção embutida. Em conversa com jornalistas durante o Futurecom nesta quinta, 28, Roberto Pinto Martins, secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, afirmou que o decreto 5.830/06, que implementa a TV digital no Brasil, tem três pilares que precisam ser respeitados. Pelo decreto, a TV digital brasileira precisa comportar transmissões e recepção SD e HD; comportar transmissão/recepção móvel e portátil; e ter interatividade. "Os equipamentos vendidos no Brasil precisam ser compatíveis com o arcabouço legal", afirmou.

Nov
03

Falta de mão-de-obra especializada pode atrasar interatividade da TV digital

Autor: Lúcia Berbert

Fonte: Telesíntese

A decisão do governo de obrigar a implantação da interatividade na TV digital pode esbarrar no problema da falta de mão-de-obra especializada. O alerta foi feito nesta quinta-feira (28) pelo representante da IBM, Marco Bravo, que participou do painel sobre as Oportunidades e Desafios da TV Digital, promovido na Futurecom. Segundo ele, para fazer um padrão de software para ganhar espaço é necessário um volume grande de especialistas que saibam usar o middleware ginga, que o país não dispõe.

Oct
29

TV digital e GoogleTV são complementares

Autor: Valdecir Becker

Fonte: Blog iTV

Várias notícias alvissareiras sobre o GoogleTV agitaram o mercado nas últimas semanas. Desde o boicote de emissoras americanas ao novo sistema do Google, a reação da mídia tradicional se mostrou muito mais interessante do que o sistema em si. Ao reagir bloqueando o acesso do Google aos fluxos de vídeo das TVs, as emissoras mostraram que realmente estão receosas das consequências desse sistema, que busca levar a experiência da internet para a TV. Em síntese, é mais um passo na convergência digital de conteúdos em torno da TV.

Oct
25

Conversores com Ginga-Full a R$ 180,00 devem estar no mercado a partir de abril/2011

Autor: Luís Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz

Fonte: Convergência Digital

TV Digital: Conversores de R$ 180 a partir de abril de 2011 A se confirmar as previsões de produção de três consórcios montados para a manufatura de conversores para a TV Digital, a partir de abril de 2011 vão começar chegar às lojas set top boxes mais acessíveis, voltados para os brasileiros que não têm condições de adquirir os modernos televisores com o equipamento embarcado.

Projeto Guri 2009 - 2010
Universidade de Passo Fundo - © Copyright todos os direitos reservados.
Design by. Isabella Czamanski Rota - Programação by. Henrique Becker