Feb
09

Suíte de testes do Fórum SBTVD deve levar alguns meses

Autor: Fernando Lauterjung

Fonte: TELA VIVA NEWS

Deve levar alguns meses até que a suíte de testes do middleware Ginga do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital esteja pronta. Na reunião de fevereiro do Fórum SBTVD, que aconteceu dia 7, foi adiado o acordo para a definição da suíte, o que deve acontecer na reunião de março ou de abril.

A suíte é necessária para que os desenvolvedores possam testar seus aplicativos e garantir que sejam compatíveis com as diversas implementações do middleware da TV digital disponíveis no mercado. Por enquanto, como não há uma suíte de testes única, não há garantias de que um aplicativo que tenha passado no teste da suíte de uma determinada implementação seja compatível com as outras implementações.

O Fórum SBTVD vem trabalhando com a ideia de harmonizar as suítes das empresas interessadas em contribuir com a suíte oficial da entidade. A harmonização seria uma alternativa à criação de uma suíte desde o início, o que chegou a ser aventado, mas descartado pelo alto custo e pela burocracia envolvida, sobretudo se fossem usados recursos públicos, exigindo a realização de um edital.

Uma fonte próxima às negociações aposta que haverá uma suíte pronta até o segundo semestre de 2011.

Enquanto isso, empresas de software criadas para se dedicar ao desenvolvimento de aplicações Ginga diversificam suas áreas de atuação, temendo que a adoção de fato da interatividade na TV digital brasileira ainda demore para deslanchar.

Projeto Guri 2009 - 2010
Universidade de Passo Fundo - © Copyright todos os direitos reservados.
Design by. Isabella Czamanski Rota - Programação by. Henrique Becker