Sep
13

Samsung e Nokia apresentam suas implementações de Ginga

Autor: Valdecir Becker

Fonte: Blog iTV

As empresas Samsung, Nokia e HXD deram hoje um passo importante na concretização do mercado da interatividade. Até um mês atrás havia apenas uma implementação de Ginga no Mercado. Depois do lançamento da EITV, semana passada, foi a vez das empresas Samsung e Nokia apresentarem suas plataformas de interatividade, rodando aplicações desenvolvidas pela HXD.

A Samsung é a única grande fabricante de televisores que investiu no desenvolvimento de um middleware próprio. As demais empresas adquiriram ou estão adquirindo implementações de outras empresas, como da TOTVs, que embarcou o middleware ByYouTV nas TVs LG, Sony, Philips e Panasonic.

Já a Nokia apostou no Instituto Nokia de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) para criar uma versão do Ginga para os celulares da empresa. A partir do código fonte disponibilizado pela PUC-Rio, a empresa trabalhou no último ano para ser a segunda fabricante de celulares a oferecer interatividade. A primeira foi LG, durante a copa.

Essas duas apresentações têm em comum os aplicativos desenvolvidos pela HXD. Para a Samsung, a empresa desenvolveu um aplicativo sobre Stock Car, em parceria com a TV Globo, que definiu os requisitos e forneceu o design.

Já para a Nokia, a HXD desenvolveu a primeira aplicação comercial, com anunciante, para receptores portáteis. Através do celular é possível baixar aplicações da Caixa Econômica Federal e consultar resultados de loterias.

Seguem algumas fotos mostrando os sistemas em funcionamento.

cel1 - cel1

cel2 - cel2

sam1 - sam1

sam2 - sam2

OS vídeos podem ser vistos no Youtube: Nokia / Samsung

Projeto Guri 2009 - 2010
Universidade de Passo Fundo - © Copyright todos os direitos reservados.
Design by. Isabella Czamanski Rota - Programação by. Henrique Becker